Hipnose clínica funciona?

“Mas isso funciona mesmo?”, “Qual a garantia que eu tenho se não funcionar?”

Todo mundo que utiliza a hipnose clínica já ouviu essa pergunta. A minha resposta é sempre a mesma: “Hipnose clínica funciona, e tem resultados incríveis. Mas, não tem garantia. A garantia que eu posso dar, é que eu vou me empenhar ao máximo. E se você se empenhar também, eu garanto que a gente vai ter um resultado positivo. Que nós vamos chegar em algum lugar que será bem melhor do que onde você está agora”.

Nenhum tipo de terapia pode oferecer cura, por dois motivos. O primeiro é que não existe um script, uma receita, faça isso e tudo vai dar certo. Terapia é uma coisa muito particular, funciona, mas não vai funcionar da mesma forma para todo mundo.

O segundo motivo é legal, oferecer cura é crime. Existe muita gente falando em cura da depressão, da ansiedade, cura de vícios e até cura gay. É importante saber que nenhuma dessas situações tem cura, a homossexualidade não é doença, então não pode nem ser tratada.

Já as doenças psicossomáticas não podem ser curadas porque não existe cura para elas. Existe tratamento. Uma pessoa depressiva pode viver com depressão de forma que ela não atrapalhe a vida dessa pessoa. Isso é o que a terapia faz. Ela te ensina a viver com os seus problemas, a terapia serve para educar. Se não existir um processo de aprendizado a terapia não aconteceu.

Muitas pessoas se dizem curadas da depressão depois de passar por algum tipo de terapia, mas a verdade é que a cura não acontece. A pessoa simplesmente tem uma visão diferente daquilo que antes a paralisava ou causava um sofrimento enorme.

Um dos fatores que impedem de se falar em cura, é o próprio diagnóstico das doenças psicossomáticas, é muito difícil chegar a esse diagnóstico com precisão. Muitas das “depressões” podem ser tratadas com uma conversa com o espelho. Algumas são bem mais complexas e precisam, além de terapia, do auxílio de remédios.

Vale a pena lembrar que o melhor profissional para receitar remédios para tratamento de depressão, ansiedades e outros transtornos é o psiquiatra. Outros médicos também podem receitar, mas sinceramente, eu não imagino um psiquiatra atuando como clínico geral. Então, por que o clinico geral seria melhor que o psiquiatra? Cada um na sua especialidade.

Voltando a hipnose clínica, entre todos os tipos de terapia e incluindo os remédios, aqueles que utilizam hipnose tem os melhores resultados e o menor número de recaídas. Em resumo, a hipnose clinica é a abordagem terapêutica mais eficiente e mais rápida para se ter bons resultados, às vezes, na primeira sessão a pessoa sai transformada, mas é possível que demore algumas sessões a mais. A Hipnose clínica não substitui os remédios, mas pode ser uma grande aliada para que você pare de toma-los antes do previsto. A hipnose clínica é mais cara que as outras abordagens, porém é muito mais rápida, o que acaba fazendo com que ela se torne mais vantajosa.